PUBLICIDADE Assine Anuncie_edital

Cultura oriental invade Valença

Encontro anual nipo-brasileiro apresenta cultura oriental à cidade

por Leonardo Alves – estagiário JL
Apresentação do grupo valenciano Kaminari Taiko, coordenado pelo professor William Yamashita (Foto: Leonardo Alves – estagiário JL )
No último fim de semana, dias 30 e 31 de julho, aconteceu em Valença o 4º Encontro Cultural Brasil-Japão. O evento, realizado no Colégio Estadual José Fonseca, reuniu diversas apresentações e exposição com objetos da cultura oriental, além de ter contado com a presença de autoridades importantes, como o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, o senhor Hajime Kimura.
Organizado pela Associação Nipo-Brasileira de Valença/Rio das Flores/região (ANIBRA), em parceria com o Consulado Geral do Japão-RJ, o evento teve grandes momentos. Primeiramente, relembrou os desastres naturais ocorridos naquele país em março deste ano, com o discurso do coordenador geral do encontro e presidente da ANIBRA, Jô Yoshikuni Osugue, que pediu gentilmente aos presentes que pronunciassem em voz alta o lema “Força Japão!” como forma de enviar energias positivas aos japoneses atingidos pela tragédia.
Após a apresentação da mesa de autoridades e dos discursos, começaram as apresentações que resgataram elementos da cultura japonesa, com músicas interpretadas pelo coral Hikari de Valença e danças típicas orientais, como o bon-odori, que foi apresentado por grupos convidados de São Paulo, Nova Friburgo e Campo Grande. Além disso, o grupo de taiko valenciano, Kaminari Taiko, fez uma bela apresentação coordenada pelo professor William Yamashita, que explicou um pouco sobre o significado da arte do taiko. “O taiko foi criado para guerrear no passado! Era uma forma de se passar ordens aos guerreiros do exército japonês e, atualmente, é usado apenas em festivais para mostrar um pouco do histórico da cultura japonesa”, declarou ele.
Outras atividades também foram executadas no encontro, como venda de comidas típicas japonesas, workshops de origami e taiko e, ainda, desfile de cosplay (representação de personagens de desenhos animados orientais a caráter). A ANIBRA, com sede na Fundação Dom André Arcoverde, possui diversas atividades e está aberta à população da cidade que se interessar em conhecer. Continue lendo no Jornal Local.