PUBLICIDADE Assine Anuncie_edital

Olimpíada do Senai

por Redação
na sexta-feira, dia 29, para a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, torneio de educação profissional que acontecerá em outubro do ano que vem, em São Paulo. Um estudante de Valença alcançou a classificação por meio de provas práticas, disputada por 174 competidores, em trinta ocupações profissionais. Marlon de Sousa Ribeiro participou na categoria Confecção de Roupas e obteve 2º lugar (prata). As provas aconteceram entre os dias 26 e 28 desta semana, nas unidades SENAI do Rio de Janeiro e de Petrópolis.
Nos próximos meses, os medalhistas de ouro e prata participarão de treinamentos e provas para que sejam definidos os trinta estudantes que representarão o estado do Rio de Janeiro no evento nacional. A região pode representar o estado nas ocupações Confecção de Roupas, Eletrônica Industrial, Mecânica de Automóvel, Mecânica Diesel Veicular, Mecânica Geral-Usinagem, Panificação e Tornearia Mecânica. Os estudantes podem também se classificar para a World Skills, competição mundial do ensino profissionalizante que acontece em 2013, na Alemanha.
Licitação no transporte
Saiu na Edição 413 do Boletim Oficial da Prefeitura Municipal de Valença a Portaria no 369, de 14 de abril de 2011, determinando ao Departamento de Compras e Licitações a realização de procedimento licitatório para a concessão dos serviços de transporte coletivo no Município. Além disso, a portaria define que o Departamento de Trânsito fará levantamento atualizado das linhas e rotas do transporte coletivo, do número aproximado de usuários diários e outros levantamentos necessários.
Outra licitação que está saindo é para a implantação e execução do Depósito Público Municipal (Portaria 370/2011). A unidade servirá para a remoção, guarda e depósito de veículos, através de exploração direta ou indireta.
Febre Aftosa
O Núcleo de Defesa Agropecuária de Valença (escritório local da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária - SEAPEC) está divulgando a 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Febre Aftosa. Todos os bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados. A campanha vai de 1º a 31 de maio. O estado está há 13 anos sem a enfermidade e a vacinação é a melhor forma de prevenir e garantir o status de “Livre de Febre Aftosa com Vacinação”. Os produtores que não vacinarem seu gado ficam sujeitos à multa e não podem movimentar seu rebanho e produtos de origem animal. Maiores informações no Núcleo de defesa Agropecuária de Valença, localizado na FAA. Os telefones para contato são (24) 2438-3331 ou 81191128.
Lançamento de projeto
O Projeto “Cílios nos Olhos D’Água, Renasce o Verde”, que faz parte do Programa Petrobras Ambiental, será lançado essa semana, dia 5 de maio em Valença. Será no dia 5 de maio, às 14h, no Hotel Palmeira Imperial, em Valença. O evento contará com a presença de autoridades do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), prefeitos e vereadores de Valença, Barra do Piraí e Vassouras, representantes do Legislativo destes municípios, representantes do Projeto Petrobras Ambiental e os responsáveis pelo projeto.
O Projeto pretende reverter o processo de degradação dos recursos hídricos e realizar a recomposição da vegetação ciliar. A população das comunidades de São Francisco, Quirino e Juparanã será beneficiada com atividades de capacitação, informação e educação. O Projeto vai contribuir para a criação de corredores ecológicos entre Áreas Protegidas muito importantes na região como o Parque Estadual da Serra da Concórdia e o Parque Natural Municipal do Açude da Concórdia.
Minha Casa, Minha Vida
O prefeito de Valença determinou o levantamento e a seleção dos possíveis beneficiários do Projeto Minha Casa Minha Vida, a partir do cadastro realizado em 2009 e dos critérios estabelecidos tanto pelo Ministério das Cidades quanto pela Prefeitura. Valença tem hoje em termos de adesão 445 unidades para participarem do projeto, com a possibilidade de ampliação de mais 60 unidades. Ou seja, um total de 505 unidades, para beneficiários com faixa salarial de 0 a 3 salários mínimos.
Marcos Alexandre, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, falou que projeto está encaminhado e, no momento, o Conselho Municipal de Habitação está sendo reativado e o projeto final apresentado para análise de engenharia da Caixa Econômica. “Paralelo a esse processo, vamos a campo começar a fazer a seleção dos possíveis beneficiários e montar uma equipe de trabalho com Pedagogos e Assistentes Sociais, para termos uma visão técnica e ao mesmo tempo um lado social bem desenvolvido. Já que uma exigência da Caixa é de que a relação com os beneficiários seja uma relação social. Essa relação de beneficiários sairá no máximo de 60 a 90 dias”.
De acordo com o secretário, a ideia inicial era distribuir essas construções também entre os distritos. Porém, para empresa responsável pela construção não era interessante essa pulverização. Assim o modelo ideal foi de centralização das unidades em um único local. Ele disse ainda que a função da Prefeitura é apresentar a relação de beneficiários escolhidos dentro de todos os critérios, enquanto a Caixa e a empresa construtora têm a função de arranjar o terreno, construir e discutir as atividades técnicas pertinentes. O terreno que será utilizado na construção, fica no Bairro Vadinho Fonseca, ao lado da estrada do Contorno e perto do conjunto habitacional do Vadinho Fonseca. O projeto estuda ainda a possibilidade de construção de uma rua ligando o conjunto Vadinho Fonseca a extensão do Projeto Minha Casa Minha vida.
Artesanato local
O Prefeito Municipal incumbiu a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de retomar o trabalho iniciado em 2009, que busca uma identidade e a padronização do ramo de artesanato da cidade. O trabalho é voltado para criação de um layout padronizado, de forma que os consumidores identifiquem o artesanato local.
O Secretário da pasta, Marcos Alexandre, diz que essa busca pela criação de identidade e layout padronizados servirá para que o consumidor reconheça o artesanato de Valença, onde quer que esteja, e acabará abrindo mercado para esses profissionais. Esse Projeto prevê ainda a realização de uma Feira de Artesanato Municipal, em Agosto deste ano, na Casa Léa Pentagna, com todo esse layout pronto. O Secretário destaca que serão convidados especiais do evento o sistema FIRJAN e o SEBRAE, parceiros de longa data da Prefeitura.