O poeta e a magia
por Katia BerkowiczEra o lançamento do livro “Mosaico” do professor Gilberto W. Lima Monteiro, e eu esperava encontrar o poeta, o homem comum, com o qual muitas vezes tive a oportunidade de compartilhar outros momentos.
Para minha surpresa encontrei um mago, alguém capaz de atingir o inimaginável, o inatingível, o irreal. O poeta alcançando as alturas de um universo de sonhos e realidades.
Eram os livros e as abóboras misturados em uma única banca, e na outra, rapaduras de vários sabores, e canas, bananeiras, laranjas, milhos e petiscos. Ao lado as vozes melodiosas entoavam sambas, valsas, e modinhas de tempos passados embaladas naquele presente lindo de versos, hora lidos em silêncio, hora nas vozes dos artistas.
Por alguns instantes parei a olhar o poeta, seu sorriso franco, os abraços, os afagos de carinho e a valsa. O que sentia aquele coração? Será que sonhava? Inesperadamente me conduzi a teatros, casas, campos e cidades. Era a diversidade da vida transmutada num momento mágico.
Aquele momento já estava no livro? Era a dúvida que embalava os meus pensamentos na volta para casa.
Sentei-me e abri o livro.
