PUBLICIDADE Assine Anuncie_edital

Cooperativa de Produtores Rurais

Cidade / Campo

por Gabriel Moreira
Cooperativa de Produtores Rurais.  Na última quarta-feira, 17/08, participamos de mais uma reunião visando a constituição de uma cooperativa de produtores rurais em nosso município e desta vez o encontro, ao contrário dos anteriores, contou com a presença do Secretário de Agricultura Ricardo Guedes. Não obstante sua presença junto ao Secretário de Serviços Públicos, Pedro Graça o que mais se destacava era o indisfarçado desconforto que o titular da Agricultura aparentava. Para piorar a situação até na leitura da ata da reunião anterior o nome de Pedro Graça foi mencionado por três vezes como se ele fosse o Secretário de Agricultura e o pior, o referido ato falho não foi retificado. Na verdade, o Secretário Cacá Guedes somente fez uma intervenção em toda a reunião, ainda assim de forma quase monossilábica e ficou nisto.  Neste momento, vencido o desencanto por mais este exemplo da falta de representatividade de um órgão municipal que dentro da nossa ótica deveria ser uma super secretaria, resolvemos transcrever parte do que sobre este assunto constou da nossa coluna de número 79, deixando as conclusões para quem de direito. “Dados oficiais dão conta que paulatinamente as propriedades agrícolas no nosso município vêm diminuindo suas atividades, numa sequência preocupante tendo por resultado mais evidente a diminuição de empregos e o consequente êxodo dos trabalhadores rurais que perderam o seu trabalho para o distrito sede do município em busca de novas oportunidades, que se sabe na sua maioria  não acontecerão, daí surgindo situações que terminam nos problemas tão conhecidos de famílias se abrigando em  áreas de favelização, onde carências de toda a sorte acabam por criar novos encargos para a Prefeitura no campo social e da saúde pública, dentre outros.
 Buscando apoiar o produtor rural, propomos que dentro da estrutura atual da Secretaria de Agricultura, Pesca, Pecuária e Meio Ambiente do nosso município seja criado um departamento de fomento a produção e comercialização, órgão este que deverá dar sustentação as atividades agrícola e pecuária.
O novo departamento ou forma que venha a ser criado aproveitará em sua estrutura os profissionais já existentes nos quadros da Prefeitura; recrutará alguns especialistas se for o caso e poderá dar oportunidade de estágio para os alunos da FAA. Em razão desta proposta o departamento contará com as seguintes especialidades, dentre outras que  possam surgir:
Orientação quanto à criação e administração de cooperativas;
Orientação quanto às novas técnicas de manejo e rotatividade de culturas;
Orientação quanto ao combate às pragas;
Orientação quanto às culturas alternativas;
Orientação quanto à obtenção de crédito”.
Estas sugestões tinham como objetivo principal lançar um brado de alerta quanto as dificuldades dos agricultores,  e a necessidade do município possuir em sua estrutura uma Secretaria de Agricultura totalmente diferente da que hoje acontece, onde o que se ressalta é a apatia, o desinteresse, o comodismo e tudo o mais que necessariamente deveria passar ao largo dos objetivos  maiores do agricultor e pecuarista, as vítimas quase sempre indefesas de um modelo de administração que  prioriza  o interesse  particular sobre o coletivo numa rotina de picuinhas e atritos que rigorosamente não levam a nada,  lamentavelmente.
Criação da Secretaria do Meio Ambiente: muito oportuna a colocação do vereador Naldo na reunião da Câmara do último dia 17 relativa à necessidade de ser criada a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com o desdobramento da atual Subsecretaria do Meio Ambiente até agora vinculada a Secretaria de Agricultura numa nova Secretaria onde, em tese, haverá muito mais flexibilidade para uma atuação eficiente na tentativa de solução para a gama de problemas que o município vive neste momento. Vamos esperar que o atual prefeito se motive e envie para a Câmara o projeto, objetivando a criação da nova secretaria.
Felinos e outras feras estão atacando em Cardoso – A ser verdade a notícia que circula na localidade de Cardoso/Conservatória, os pecuaristas da região estão as voltas com mais um problema: várias cabeças de gado estão sumindo e conta está sendo paga por onças esfomeadas; lobos famintos e cães devoradores. O estranho em tudo isto é que a maioria das carcaças dos animais pseudamente devorados não estão sendo encontradas. Segundo se propala as “onças, lobos e cães vorazes” possuem nome, sobrenome e até CPF. É bom que a PM investigue mais estes casos de sumiço de gado em Valença antes que, definitivamente, o caso vire moda se é que já não virou.